spot_img
spot_img

Com novo texto, Lewandowski entrega PEC da Segurança a Hugo e líderes

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresenta nesta terça-feira (8) o novo texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e a líderes partidários.

O encontro está previsto para as 9h e também terá a presença da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Além dos líderes partidários da Câmara, o presidente da Comissão de Segurança Pública (CSP) da Casa, Paulo Bilynskyj (PL-SP), também foi convidado para a reunião.

Na segunda-feira (7), Hugo Motta afirmou que a Câmara vai se debruçar sobre a PEC, mas pediu cautela no recebimento do texto, que enfrenta resistência entre governadores e parlamentares de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Vejo que hoje no Congresso, infelizmente, tem muito preconceito quando se tem o vício de iniciativa de ‘não presta porque vem do governo’.

Nem se conhece o texto e já estamos dizendo que não presta? Vamos ter calma”, disse Hugo.PEC da SegurançaA PEC da Segurança é uma das prioridades do governo federal.

O texto, elaborado pela equipe de Lewandowski, busca unificar o combate ao crime organizado com ações coordenadas entre a União, estados e municípios.

Uma primeira versão da PEC foi apresentada no ano passado pelo ministro Lewandowski, mas não foi bem recebida por governadores e prefeitos. Os gestores temiam que a União interferisse no poder dos estados e municípios de gerir as forças de segurança.

Em janeiro deste ano, Lewandowski apresentou uma nova versão da proposta. O texto deve ser oficialmente protocolado na Câmara após o encontro entre Lewandowski e os líderes partidários.Após ser protocolada, a PEC precisará ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Neste ano, o colegiado é presidido pelo deputado Paulo Azi (União-BA). Depois de passar pela CCJ, a proposta ainda deverá ser debatida em uma comissão especial.

Em seguida, o texto precisará ser aprovado em dois turnos pelo plenário da Casa. Se aprovada, a PEC segue para análise do Senado.

Fonte: CNN Brasil

Related Stories

spot_img

Discover

Deputado Ubaldo Fernandes celebra ‘Dia do Líder Comunitário’

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), em pronunciamento no grande expediente da Assembleia Legislativa,...

No RN, 300 presos do semiaberto estão sem tornozeleira...

Com falhas no monitoramento de presos há mais de um ano, a Secretaria de...

Campanha RN Faz Bonito alerta sobre violência sexual a...

O Governo do Rio Grande do Norte lançou a campanha "RN FAZ BONITO" para...

Sancionada Lei que que Institui o “Selo AmigoPet” no...

Em 25 de abril de 2025, a governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei nº...

Audiência em Baía Formosa busca equilíbrio entre turismo e...

Câmara Municipal de Baía Formosa ficou lotada na manhã desta segunda-feira (5), durante a...

Milhares de fiéis abraçam Padroeira de Parnamirim sob liderança...

Milhares de fiéis abraçam Padroeira de Parnamirim sob liderança da prefeita Nilda Uma multidão...

Popular Categories

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui