spot_img
spot_img

RN é o único estado do NE livre da Oropouche; Sesap alerta para cuidados

Dentre os nove estados que formam a região Nordeste, apenas no Rio Grande do Norte não houve registro de casos da febre Oropouche até maio. Os dados do Ministério da Saúde revelam, ainda, que até a semana epidemiológica 21, que vai de 19 a 25 de maio, haviam sido registrados 7.497 casos confirmados da doença em todo o Brasil.“Realmente, ainda não identificamos o vírus da Oropouche aqui no RN, mas não significa que ele não esteja circulando. Dessa forma, é importante que a população esteja atenta aos sinais e sintomas e busque a unidade de saúde mais próxima, assim como, ter todos os cuidados na prevenção de focos do mosquito Maruim”, alerta Diana Rego, Coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Também nesta segunda, a Secretaria de Saúde do Ceará divulgou que investiga um óbito fetal que pode estar associado à febre Oropouche. Até maio, foram registrados 6 casos em Alagoas, 842 na Bahia, 95 no Ceará, 23 no Maranhão, 1 na Paraíba, 109 em Pernambuco, 28 no Piauí e 10 em Sergipe.

No Rio Grande do Norte, as ações de monitoramento foram iniciadas em abril, por meio da vigilância laboratorial, com testagem de amostras que foram negativas para dengue.

“Dessa forma, todas as amostras de pessoas sintomáticas foram testadas e não foi identificado o vírus, nesse momento, existe uma sensibilização da assistência para identificar de forma precoce os pacientes sintomáticos para Oropouche”, revela Diana Rego.No caso Oropouche, os principais sintomas são: febre, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular) e artralgia (dor articular).

“Outros sintomas como tontura, dor retro ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos também são relatados. Em alguns casos, os sintomas podem incluir hemorragias, manifestando-se como petéquias [pequenas manchas marrom-arroxeadas causadas por sangramento sob a pele], epistaxe [sangramento nasal] e sangramento gengival. A infecção pode durar de 2 a 3 semanas. Em situações excepcionais, o OROV [o vírus Oropouche] pode provocar meningite ou encefalite”, esclarece Coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

Casos confirmados de febre Oropouche no NE:

Alagoas: 6 casos

Bahia: 842

Ceará: 95

Maranhão: 23

Paraíba: 01

Pernambuco: 109

Rio Grande do Norte: 00

Piauí: 28

Sergipe: 10

Related Stories

spot_img

Discover

IBGE lança mapa com Brasil ao centro para destacar...

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nessa quarta-feira (7/5), uma nova...

Prefeitura Do Natal entrega Quadra do Alvorada II revitalizada...

Um novo capítulo para o esporte e a convivência social da Zona Norte foi...

Vereadora Camila Araújo anuncia pré-candidatura a deputada estadual e...

A vereadora natalense Camila Araújo (União Brasil) confirmou sua pré-candidatura a deputada estadual nas...

Maio Laranja – Mês de Conscientização Contra o Abuso...

A Prefeitura de Parnamirim inicia os preparativos para as atividades do Maio Laranja, mês...

Assembleia homenageia 80 anos da vitória da Força Expedicionária...

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta quinta-feira (8),...

Governo do RN e Ministério da Educação firmam acordo...

O Governo do Estado e o Ministério da Educação unirão esforços para viabilizar a...

Popular Categories

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui