spot_img
spot_img

Abril Azul: Assembleia se destaca na defesa dos direitos de pessoas com autismo

O desafio de criar e educar uma criança com autismo é uma realidade que milhares de famílias potiguares enfrentam diariamente. A falta de informação, o diagnóstico tardio e as dificuldades de acesso a tratamentos especializados tornam a jornada ainda mais desafiadora. Sensível a essas dificuldades, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tem atuado de maneira incisiva para dar visibilidade ao tema e garantir direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Neste Abril Azul, mês assim chamado para trazer aos olhos da população a causa do autismo, a Assembleia vai intensificar os debates sobre o tema – o que tem sido pauta constante na Casa. Em 2018, a campanha “Autismo: entenda o ritmo de cada um” marcou o início desse compromisso, promovendo a conscientização e combatendo preconceitos.

A Assembleia Legislativa Norte tem se dedicado a ampliar o debate sobre o autismo, promovendo campanhas educativas, audiências públicas e sessões solenes para dar visibilidade ao tema e fortalecer os direitos das famílias atípicas.Por meio de vídeos institucionais, debates e materiais informativos, a campanha sensibilizou a sociedade e reforçou a necessidade de acolhimento e respeito às pessoas com TEA.

Com o apoio de especialistas, educadores e familiares, a iniciativa contribuiu para combater preconceitos e esclarecer a diversidade de manifestações do transtorno, garantindo que mais crianças e adultos recebessem o suporte necessário.Definido como “uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento”, o autismo se caracteriza por dificuldades na comunicação social e comportamentos repetitivos.

Há três décadas, a prevalência do transtorno era de 1 a cada 200 crianças. Hoje, o número mais do que dobrou.O transtorno, que não tem cura, continua a desafiar a ciência, uma vez que pode se manifestar de diferentes formas – enquanto algumas crianças apresentam dificuldades na fala, outras demonstram habilidades intelectuais acima da média. O atraso no diagnóstico compromete o processo de aprendizagem e pode impedir o desenvolvimento adequado, uma vez que a estimulação precoce dos neurônios é essencial para maximizar o potencial da criança.

Por isso, a campanha lançada pela Assembleia Legislativa em 2018 teve como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces. Viés semelhante ao da campanha “Capacitismo: Informe-se. Aprenda. Não Faça”, que também foi encabeçado pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa em 2024. Além da campanha de conscientização e das ações contínuas de divulgação sobre o tema, os parlamentares também apresentaram iniciativas legislativas importantes para fortalecer os direitos das pessoas com autismo no Rio Grande do Norte.

Entre as medidas aprovadas, destacam-se a instituição da “Semana de Conscientização sobre o Autismo” e a criação do “Programa Estadual de Orientação sobre Autismo para profissionais das Áreas da Educação e Saúde”. Essas ações visam ampliar a capacitação de profissionais que lidam diretamente com crianças e adultos com TEA, garantindo um atendimento mais adequado e inclusivo.

Outra iniciativa relevante foi o projeto de lei que proíbe a cobrança de valores adicionais para matrícula ou mensalidade de estudantes com síndrome de Down, autismo, transtorno invasivo do desenvolvimento ou outras síndromes. A matéria está em tramitação na Casa, visando assegurar o direito à educação sem discriminação financeira, promovendo mais equidade no acesso ao ensino.

Além disso, a Assembleia também atuou, através de projeto de lei, para garantir maior celeridade na realização de perícias médicas de crianças com autismo, microcefalia e demais questões relacionadas ao sistema neurológico central.

Essa iniciativa busca reduzir o tempo de espera para diagnósticos e tratamentos, proporcionando um suporte mais ágil para as famílias que necessitam de atendimento especializado.

Outras duas propostas também estão em tramitação na Assembleia, visando criar o “Mapa do Autismo” no Rio Grande do Norte, identificando onde estão as pessoas com TEA e como estão os serviços de saúde, assim como outra proposta que garante o direito a um acompanhante a qualquer pessoa autista que esteja hospitalizada.

O esforço contínuo do Legislativo tem sido fundamental para fortalecer políticas públicas voltadas para as pessoas com TEA e ampliar o acesso à informação, garantindo mais inclusão e direitos para as famílias potiguares.”É uma causa que foi abraçada por toda a Casa e que não somente no Abril Azul, mas em todo o ano, estaremos atentos para contribuir com o esclarecimento à população e o apoio às famílias atípicas”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

Solenidade

Para ampliar a visibilidade sobre o tema e reconhecer o trabalho dos profissionais que atuam diretamente na defesa da causa, a Assembleia Legislativa realiza, nesta quinta-feira (3), às 14h30, uma Sessão Solene em homenagem aos profissionais, instituições e familiares que dedicam seu trabalho e esforço à causa do autismo. O evento, que faz alusão ao mês de conscientização do autismo, é aberto ao público e será transmitido pela TV Assembleia.

Related Stories

spot_img

Discover

Deputado Ubaldo Fernandes celebra ‘Dia do Líder Comunitário’

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), em pronunciamento no grande expediente da Assembleia Legislativa,...

No RN, 300 presos do semiaberto estão sem tornozeleira...

Com falhas no monitoramento de presos há mais de um ano, a Secretaria de...

Campanha RN Faz Bonito alerta sobre violência sexual a...

O Governo do Rio Grande do Norte lançou a campanha "RN FAZ BONITO" para...

Sancionada Lei que que Institui o “Selo AmigoPet” no...

Em 25 de abril de 2025, a governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei nº...

Audiência em Baía Formosa busca equilíbrio entre turismo e...

Câmara Municipal de Baía Formosa ficou lotada na manhã desta segunda-feira (5), durante a...

Milhares de fiéis abraçam Padroeira de Parnamirim sob liderança...

Milhares de fiéis abraçam Padroeira de Parnamirim sob liderança da prefeita Nilda Uma multidão...

Popular Categories

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui