spot_img
spot_img

Governo do RN Recupera Infraestrutura de açudes e Barragens

Pela primeira vez em décadas, o Rio Grande do Norte vem executando um programa de recuperação preventiva de açudes e barragens públicas para assegurar o armazenamento, permitir o uso correto da água e garantir a segurança da população. Nesta primeira fase, o trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em sete reservatórios de um total de 28 inspecionados pelas equipes técnicas formadas por representantes da Defesa Civil, Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), prefeituras municipais, além da Semarh.

Um dos reservatórios onde a manutenção já foi concluída é o Boqueirão de Angicos, localizado na Fazenda Santa Rosa, em Afonso Bezerra, região Central do RN. Construído pela Secretaria de Estado da Agricultura e concluído em 1989 para perenização do Rio Cabugi, abastecer comunidades rurais, auxiliar no cultivo agrícola e promover atividades pesqueiras, o açude tem capacidade para armazenar 16 milhões de metros cúbicos, uma vez e meia mais do que a Lagoa de Extremoz, que auxilia no abastecimento da zona norte de Natal.

Desde 2006, as comunidades rurais vinham reivindicando uma intervenção de verdade no reservatório para dar serventia à água das chuvas retida ao longo do inverno, em volume suficiente para atender as demandas locais. De acordo com dados do monitoramento feito pela Agência Nacional de Águas (ANA) e Igarn, o açude acumulava atualmente 9,0 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 56,2% da capacidade.Além do Boqueirão de Angicos, a primeira fase do serviço de manutenção inclui os seguintes reservatórios: Calabouço, no município de Passa e Fica; Carnaúba (São João do Sabugi); Orós da Melancia (Fernando Pedroza); Rodeador (Umarizal); Passagem (Rodolfo Fernandes); Tourão (Patu).

Além deles, na gestão da governadora Fátima Bezerra também foram realizadas obras de manutenção em outros três reservatórios: Açude Lucrécia, com recursos do Banco Mundial, via Programa Governo Cidadão; Barragem Tabatinga, em Macaíba, e Passagem das Traíras, obra que vinha sendo executada pelo DNOCS, com recursos federais e que ficou pronta em dezembro/24 para receber as águas do inverno de 2025.

Related Stories

spot_img

Discover

Prefeitura Do Natal entrega Quadra do Alvorada II revitalizada...

Um novo capítulo para o esporte e a convivência social da Zona Norte foi...

Vereadora Camila Araújo anuncia pré-candidatura a deputada estadual e...

A vereadora natalense Camila Araújo (União Brasil) confirmou sua pré-candidatura a deputada estadual nas...

Maio Laranja – Mês de Conscientização Contra o Abuso...

A Prefeitura de Parnamirim inicia os preparativos para as atividades do Maio Laranja, mês...

Assembleia homenageia 80 anos da vitória da Força Expedicionária...

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta quinta-feira (8),...

Governo do RN e Ministério da Educação firmam acordo...

O Governo do Estado e o Ministério da Educação unirão esforços para viabilizar a...

Inscrições para Mais Médicos terminam nesta quinta-feira (8)

As inscrições para o programa Mais Médicos terminam nesta quinta-feira (8). O Ministério da...

Popular Categories

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui